O programa Crack, é Possível Vencer, iniciativa do governo federal em processo de implantação no Município, foi tema de encontro realizado nesta segunda-feira (01/04) entre representantes das secretarias municipais e da Polícia Militar.
Durante o encontro, realizado na sala de reuniões da Segov (Secretaria do Governo), integrantes do Comitê Gestor do Município, grupo responsável pelo desenvolvimento do programa na cidade, trocaram informações sobre o que já foi feito e as próximas etapas a serem cumpridas na implementação da iniciativa.
Baseado em três eixos: prevenção, cuidado e segurança, o programa possibilita a ampliação das ações de atenção integral ao usuário de crack, o enfrentamento ao tráfico e a prevenção ao uso de drogas.
Através do programa será possível qualificar profissionais e equipar o Município com importantes espaços, como a implantação de um CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas) e de um CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil).
O Município ainda contará também com duas Unidades de Acolhimento Transitório em Álcool e Outras Drogas, sendo um destinado a adulto e outro para o grupo infantojuvenil, além de Centros Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) e o desenvolvimento de ações previstas no projeto Consultório na Rua.
É de responsabilidade do Comitê Gestor do Município planejar, divulgar e monitorar as ações, bem como garantir a integração das áreas da saúde, segurança pública, assistência social, justiça, direitos humanos e educação para a execução do programa.
O Comitê Gestor do Município é formado por representantes e técnicos das secretarias do Governo, da Educação, do Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano, da Saúde, da Cultura, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Econômico e da Habitação, além da Polícia Militar.
O próximo encontro acontece no dia 22 de abril, às 9h, na Cidade do Saber, ocasião em que também serão convidados representantes do Ministério Público e da Polícia Civil.

Nenhum comentário:
Postar um comentário